quarta-feira, 6 de março de 2019

Economia Circular na Moda

Mais um passo importante foi dado em direção à sustentabilidade de nosso planeta e à contenção de resíduos. A indústria da moda já começa a dar sinais de que também pode manter uma logística de reaproveitamento de resíduos e reciclagem dos produtos consumidos por seus clientes.

O conceito de Economia Circular serviu de pilar para a criação e desenvolvimento do conceito da Moda Circular, uma  visão dinâmica e estratégica que vem ganhando adeptos de vários setores mercadológicos. Na Economia Circular o intuito é fazer com que os resíduos descartados diariamente pela população possam ser utilizados como insumos para a produção de novos produtos de forma contínua e cíclica, evitando assim o acúmulo de resíduos no ecossistema. 

A moda circular pode ser definida como roupas, sapatos ou acessórios que são projetados, produzidos e fornecidos com a intenção de serem utilizados de forma responsável e eficaz na sociedade tendo maior tempo possível de vida útil e que, em seguida, retornam com segurança para a biosfera quando já não passíveis de uso humano. (Dr. Anna Brismar, 2017, circularfashion.com).

Os produtos da Moda Circular devem ser projetados com longevidade, reciclabilidade, biodegradabilidade, não toxicidade, bem como práticas seguras e éticas. Assim como a Economia Circular, a Moda Circular também depende de todos os envolvidos no ciclo de vida do produto. 

A mais recente conquista para a sustentabilidade do planeta veio da C&A, que aderiu ao conceito da Moda Circular e lançou seu programa de coleta "We take it back"Os consumidores entregam nas lojas da C&A vestuários e calçados que já não utilizam mais, e a empresa dá uma nova vida às peças através de reciclagem e reutilização. O programa ainda não está sendo aplicado no Brasil, no momento está sendo implementado em Portugal e Espanha, que receberão essa nova metodologia de sustentabilidade. A C&A vai colocar caixas de coleta nas suas 32 lojas em Portugal e nas 84 na Espanha. Mas, o projeto de Moda Circular já está sendo programado para outras lojas ao redor do mundo. A transição do modelo de gestão levará um tempo para que tudo fique de acordo com os objetivos do sistema de moda circular.


O sucesso na conquista do mercado não depende somente da atuação da empresa e do uso eficiente de suas vantagens competitivas, mas também, de sua interação com as necessidades ambientais do planeta e seus consumidores, cada vez mais esclarecidos quanto  ao dever das empresas em criar programas que contribuam com a preservação do meio ambiente. As empresas que não se adequarem às exigências de seus consumidores e às necessidades de preservação ambiental correrão o risco de perder mercado.

Alguns clientes da Bélgica, Holanda, Alemanha e Holanda já participam do descarte de suas roupas e calçados nas lojas C&A. De acordo com informações da empresa, cerca de 60% dos produtos recolhidos são reutilizados como produtos de segunda mão. O processo de separação dos artigos recolhidos identifica a necessidade de cada peça dentro do processo de reutilização e reciclagem. Todo o material é distribuído entre cadeias produtivas que vão dar um novo ciclo de vida ao produto. Os acessórios de metais, como botões e fechos, por exemplo, são enviados à indústria metalúrgica.  Como se vê, tudo é reciclado ou reutilizado, evitando o descarte prematuro e o impacto ambiental negativo.

Energia Eólica - Gestão do Uso de Áreas Offshore

  Portaria interministerial define diretrizes para geração de energia eólica no mar . Uma das modalidades de geração de energia  limpa acaba...