sábado, 7 de outubro de 2017

Cresce o Número de Brasileiros com Hortas em Casa e Apartamento.




Em tempos de crise nada melhor que consumir alimentos  cultivados em nossa casa com baixo custo, livres de agrotóxicos. Fazer uma horta na varanda de casa não é tão difícil, desde que você plante, adube e irrigue corretamente, observando sempre a posição do sol sobre as plantas. 

Com a crescente conscientização da população em tentar salvar o planeta e a própria saúde, diversas famílias do Brasil estão optando por alimentos de qualidade, cultivados sem nenhum tipo de agrotóxico (produto de origem química ou biológica usado na prevenção ou extermínio de pragas e doenças das culturas agrícolas, tais como: fungicidas, herbicidas e pesticidas). O uso de agrotóxico no Brasil atinge cerca de 70% dos alimentos consumidos pela população.

Uma simples horta caseira pode aumentar as chances de uma vida saudável, através da ingestão de alimentos ricamente nutritivos e livres de processos químicos. O Brasil é o país que mais se utiliza de agrotóxicos em suas lavouras, portanto, a iniciativa do brasileiro em plantar seu próprio alimento, ainda que sejam plantados em pequenas quantidades, desonera o bolso e garante uma alimentação saudável.

Uma das vantagens da horta é plantar aquilo que se gosta em quantidade de terra à disposição no local ou em pequenos vasos com furos para drenar a água. Não é necessário cultivar em grandes extensões de terra,  depender de mão de obra qualificada ou conhecimento profundo sobre o assunto. 

Existem mais de 160 tipos de hortaliças que podem ser cultivadas em ambientes fechados. Elas podem ser plantadas em garrafas PET, colocadas de pé ou deitadas, em função do modo como cresce a sua raiz. Dentre as que mais se destacam no gosto do brasileiro para a horta caseira estão: cheiro verde, hortelã, couve, pimenta, alface, alecrim, manjericão e coentro. A acerola, o limão e a cenoura também estão na preferência do  brasileiro. 

Segundo a doutora em Botânica Marina Neiva Alvim, coordenadora do projeto Verde Comunitário, projeto de extensão do curso de biologia do Centro Comunitário Isabela Hendrix, situado em Minas Gerais, "É possível plantar sem furar os vasos para a drenagem, já que isso sujaria as áreas dos apartamentos. Defendemos que quem planta aprenda a irrigar de forma a não encharcar o solo".  A doutora Marina também informa  que o sol da manhã é o ideal para as hortaliças, que necessitam de três a cinco horas diárias de sol. Mas, se o sol do apartamento só bate à tarde também vai dar certo. 

Para o plantio em pequenos espaços, não esqueça de comprar terra fertilizada, húmus para minhoca, composto orgânico, vasos ou garrafas PET, colher de jardineiro e regador.

Se você também se interessou em fazer uma horta em sua casa, acesse o link abaixo para obter  gratuitamente o livro da Embrapa HORTA EM PEQUENOS ESPAÇOS, e aprenda muito mais sobre como cultivar a sua própria horta.

https://www.embrapa.br/hortalicas/busca-de-publicacoes/-/publicacao/927690/horta-em-pequenos-espacos



                                       
                                                    http://planetasustentavel.abril.com.br



                                  Agora é só pôr a mão na terra! Vamos plantar?







QUEIMADAS NÃO PARAM

Pensar que as queimadas acabaram é mera suposição porque, ainda que minimizadas, as queimadas não cessaram em diversos estados do Brasil.  N...