sábado, 21 de julho de 2018

Receitas Saudáveis e Sustentáveis Ajudando no Controle do Desperdício de Alimentos




Uma das estratégias para o controle do desperdício de alimentos  no Brasil é a inserção de receitas sustentáveis nos cardápios dos brasileiros. Essa difusão de idéias práticas e sustentáveis na cozinha já está caindo no gosto da população, sendo replicadas, principalmente, através de projetos socioambientais. 

Segundo o Instituto Akatu, em 2016, o Brasil estava entre os 10 países com maior desperdício de alimentos no mundo, cerca de 41 mil toneladas anualmente. De acordo com dados da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, que trabalha no combate à fome e à pobreza por meio da melhoria da segurança alimentar e do desenvolvimento agrícola, 28% dos alimentos se perdem no processo de produção agrícola e mais 28% são jogados no lixo após chegarem às casas dos consumidores. A FAO acredita que “o desperdício de comida se tornou um hábito perigoso”. No dia a dia, isso acontece “quando se compra mais do que é preciso no supermercado, se deixa frutas e vegetais apodrecer em casa, ou quando se pede mais do que se consegue comer num restaurante.”

Com o propósito de mostrar a importância do aproveitamento completo de alimentos, através de receitas saudáveis e sustentáveis, alguns projetos socioambientais estão estimulando o brasileiro a aderir a este tipo de consumo alimentar, ensinando que parte de alguns alimentos que eram descartados como “lixo” pode ser aproveitado em sua totalidade, como, por exemplo, talos e cascas, que seriam considerados sobras. Com a nova culinária, o brasileiro descobre alternativas para melhorar a qualidade e quantidade de nutrientes a serem ingeridos,  experimentando sabores que não conheciam.

No mundo, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de comida são descartadas por ano, enquanto quase 800 milhões de pessoas passam fome.  No Brasil, dados da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, mostram que a cada ano, 26,3 milhões de toneladas de comida são jogadas fora, volume suficiente para distribuir 131,5 kg para cada brasileiro ou 3,76 kg para cada habitante do planeta. Toda essa comida alimentaria facilmente os 13 milhões de brasileiros que ainda passam fome, nas contas da FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.  O desperdício de comida, segundo a FAO, é o terceiro maior responsável pela emissão de gás metano, que, comparado ao gás carbônico, é 21 vezes mais potente para formar efeito estufa. Mesmo com todos esses dados, ainda estamos muito longe dessa consciência. 

A Embrapa -  afirma que "a produção e o consumo sustentáveis de alimento não são apenas uma moda passageira, mas duas áreas que demandam a aplicação do conhecimento científico para ampliar a oferta de alimentos com menor impacto ambiental. Em um mundo que enfrenta mudanças climáticas e escassez de recursos naturais, e ainda convive com o flagelo da insegurança alimentar, a redução das perdas e do desperdício de alimento deve ser uma prioridade global".

Dentre os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas em 2015, destaca-se "Reduzir pela metade, até 2030, o desperdício de alimentos per capita mundial, nos níveis de varejo e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos nas outras etapas da cadeia agroalimentar".

O SESC em seu programa Mesa Brasil, atuando em diversos estados, promove a redução do desperdício de alimentos e a erradicação da fome e da insegurança alimentar. O programa consiste em receber de supermercados, padarias, restaurantes, feiras, indústrias e outros; frutas, verduras, legumes e demais alimentos não utilizados ou vendidos. São produtos in natura ou industrializados que não têm valor comercial, mas que podem complementar a refeição de muitas pessoas. As doações recebidas são repassadas às instituições sem fins lucrativos cadastradas, que têm como finalidade promover a saúde, a educação e o bem-estar de pessoas em vulnerabilidade social.

Para entrar nessa onda, acesse no link abaixo o livro SABOR SEM DESPERDÍCIOS - Receitas com aproveitamento integral de alimentos, disponibilizado pelo programa Mesa Brasil São Paulo. 




Mais Receitas Sustentáveis pra Você Praticar:



    Patê de Beterraba
            










Ingredientes:
Talos de beterraba a gosto
1 colher de sopa de óleo
½ cebola
1 dente de alho
1 porção de ricota
Modo de Preparo:
Pique os talos de beterraba e refogue-os em uma panela com o óleo, cebola e alho.
Misture a ricota até chegar ao ponto de purê. Deixe esfriar e sirva com torradas.

Suco de Casca de Manga






Ingredientes:

Casca de 3 mangas maduras e grandes
1 litro de água


Modo de preparo:
Bata as cascas no liquidificador com apenas 500 ml de água até triturar bem – assim se obtém uma grande quantidade de nutrientes. Coe, ponha o restante da água na jarra, adoce a gosto e mexa com uma colher.

Receitas retiradas do site:

QUEIMADAS NÃO PARAM

Pensar que as queimadas acabaram é mera suposição porque, ainda que minimizadas, as queimadas não cessaram em diversos estados do Brasil.  N...